No final do mês de maio, o SBT
(Sistema Brasileiro de Televisão) lançou a campanha “Advertências impossíveis
de ignorar”, que tem como objetivo diminuir o uso do cigarro no Brasil. A
agência de Publicidade responsável pela campanha é a Publicis Brasil. A
principal aposta da ideia é um hotsite em que a pessoa cria sua
própria advertência para pôr no maço de cigarro de quem ela quer que pare de fumar. O início da veiculação da iniciativa
coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio.
Fonte: http://www.sbt.com.br/semtabaco/
Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de
Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do ano de
2013, mostram que o número de fumantes no Brasil caiu para 11,3%. Para se ter
uma ideia, em 1989, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
mostrou que o número de fumantes em território nacional era de 34,8% da
população.
Um estudo divulgado em 2013, no Relatório Semanal sobre Morbidade e Mortalidade, chamado Antismoking Messages and Intention to Quit - 17 Countries,
2008–2011 (em tradução livre: Mensagens antitabagismo e intenção de parar –
17 países, 2008 -2011) mostra a eficácia de quatro meios de comunicação (televisão,
rádio, letreiros, jornais ou revistas) em campanhas contra essa droga.
Como o
título já sugere, a pesquisa foi feita a partir de dados dos 17 países que
fazem parte do GATS (Global
Adult Tobacco Survey). O GATS é ligado a OMS (Organização Mundial da Saúde) e
faz levantamentos levantamento de dados acerca do uso do tabaco entre adultos.
O Brasil é o único membro da América do Sul que faz da pesquisa.
No levantamento foi constatado que
a porcentagem de fumantes no Brasil é de 16,9 %. Do total de usuários do
cigarro 18,7 % afirmam que pretendem largar o hábito. Não obstante, a pesquisa
apurou o número de fumantes que noticiaram informações antifumo nos últimos 30
dias: 45,3 % na televisão, 16,8% no rádio, 22,6% em letreiros, 12,8% em
jornais ou revistas e 55,1 % em qualquer um dos quatro meios mencionados
anteriormente. Ademais, 90,7% dos
fumantes afirmam terem visto alguma advertência em rótulos de cigarros, e 54,9% dizem terem visto marketing pró-tabaco.
É inegável que os meio de
comunicação de massa, principalmente os que têm um forte apelo visual e
emotivo, exercem um papel fundamental nas campanhas antitabagismo. Conquanto,
deve-se ressaltar outras formas de combate ao tabagismo, tais como: a lei
antifumo regulamentada em 2014 e o uso obrigatório de advertências em maços de
cigarro em 2002.
Referência Bibliográfica
0 interações:
Postar um comentário