7 de nov. de 2008

O Cinema do SOS

Ontem foi a estréia do Cineclube do SOS Imprensa. Ele acontecerá todas as quartas e quintas, 12h15 na Faculdade de Comunicação. Dois dias para melhor atender os alunos que tem aula em um deles. A proposta do cineclube é trazer sempre uma discussão que envolva o papel da mídia na sociedade. E após a exibição do filme realizar um debate.

A primeira edição foi um sucesso, muita gente compareceu. O filme, o documentário: Ônibus 174. Queríamos colocar em debate a mídia na cobertuda de violências. Aliás, o debate já estpa lançado com o caso Eloá. E além disso, aproveitar o filme Ultima Parada 174, que está em cartaz.

Pessoalmente gostei muito do documentário, pela forma como tratou o assunto, procurou ouvir muitas pessoas, muitos lados diferentes, desde o BOPE até a família e amigos do sequestrador e vítimas, além de profissionais e estudiosos do assunto. Uma cena que me marcou muito foi a dos "meninos invisíveis" como são tratados os meninos de rua, pedindo dinheiro e fazendo malabarismo nos semáforos. Ninguém olha para eles.

Foi isso que Sandro, o sequestrador, sentiu. Com a mídia no local, ele usou e abusou das câmeras e atenção de todos. Era a hora de ser ouvido.

Fica então a sugestão. Para quem não viu, assista.

1 interações:

Bela disse...

Eu não sei se isso é bom, mas eu tive mta vontade de chorar na parte que mostrou o enterro de Sandro...

Achei mto interessante mostrar como a mídia, ao espetacularizar o sequestro, pode ter incentivado o Sandro a sair do ônibus tão tarde!E como essa relação foi boa para os dois: Sandro conseguiu atenção e a mídia uma matéria quentíssima cheia de valores-notícias (é esse o plural né?!)

Postar um comentário